The Motorola Development Community

Go Back   MotorolaFans.com Forums > Miscellaneous > -The Lounge- > Brazilian Lounge
Notices

Brazilian Lounge For the Brazilian

Reply

MotoFans NWBE

06-13-2007
Default Desenvolvendo para o A1200

Vou postar essa por aqui mesmo... Melhorando meu inglês eu repito esse no lugar certo....

Seguinte: tenho interesse em tentar desenvolver algo para os A1200, mas em Linux, não em Java...

Queria saber o seguinte: o que seria necessário instalar no meu PC (uso Linux em dualboot com o WinXP) para tentar compilar algo para o A1200?

Não seria o caso de desenvolver shell scripts pois não teria graça nenhuma... O negócio é compilar algum programa realmente útil, tentando chegar até a montagem dos pkg para instalação no celular....

Então eu queria saber quais programas eu precisaria ter instalados no meu Linux (estou mudando o Linux, do Kubuntu para o Debian 4) para poder compilar meus programas e também abrir os Monsterpacks/firmwares e, quem sabe, modificá-los.

Grato!
Reply With Quote

User Information
Current Phone: SE K750i

Gurx is offlineReport Post
MotoFans XPRT

wyrm's Avatar

Send a message via MSN to wyrm
06-13-2007

Não existe SDK oficial para Linux.

Algumas pessoas fizeram engenharia reversa nas bibliotecas do EZX, e conseguiram compilar algumas coisas sim, mas varios problemas persistem.

Nossa maior esperanca é o Projeto OpenEZX http://www.openezx.org que objetiva substituir por completo o firmware destes telefones.
Reply With Quote

User Information
Current Phone: a780, e680, a1200, a910

wyrm is online nowReport Post
MotoFans NWBE

06-13-2007

Quote:
Originally Posted by wyrm
Não existe SDK oficial para Linux.

Algumas pessoas fizeram engenharia reversa nas bibliotecas do EZX, e conseguiram compilar algumas coisas sim, mas varios problemas persistem.

Nossa maior esperanca é o Projeto OpenEZX http://www.openezx.org que objetiva substituir por completo o firmware destes telefones.
Andei dando uma olhada nesse link, mas não percebi bem o que eu deveria ter na minha máquina para tentar trabalhar com aquilo...
Se eu entendi bem, eu teria que obter um toolchain para ARM, bem como usar as libs existentes no meu A1200....
Sei não, achei a documentação existente pouca e complicada de entender....
Mas vou estudar mais sobre o assunto.

É que eu vejo as poucas aplicações feitas para o A1200 (zmplayer, MPKG...) e imagino que elas foram feitas usando algum conjunto de ferramentas. E é justamente esse conjunto de ferramentas que eu quero obter....

Abraços.
Reply With Quote

User Information
Current Phone: SE K750i

Gurx is offlineReport Post
MotoFans XPRT

wyrm's Avatar

Send a message via MSN to wyrm
06-13-2007

Quote:
Originally Posted by Gurx
Andei dando uma olhada nesse link, mas não percebi bem o que eu deveria ter na minha máquina para tentar trabalhar com aquilo...
Se eu entendi bem, eu teria que obter um toolchain para ARM, bem como usar as libs existentes no meu A1200....
Sei não, achei a documentação existente pouca e complicada de entender....
Mas vou estudar mais sobre o assunto.

É que eu vejo as poucas aplicações feitas para o A1200 (zmplayer, MPKG...) e imagino que elas foram feitas usando algum conjunto de ferramentas. E é justamente esse conjunto de ferramentas que eu quero obter....

Abraços.
Desenvolver aplicações que não façam uso das bibliotecas gráficas EZX é trivial, basta compilar o GCC como cross compiler para ARM5.
De uma olhada no projeto MKEZX.
Utilizar as libs existentes no seu telefone é outra coisa.. Ninguem tem os cabecalhos (.h) corretos para estas bibliotecas.
O Projeto OpenEZX não tenta prover um SDK para as aplicações EZX, tenta prover um firmware completo, baseado no kernel 2.6 e REMOVER POR COMPLETO o software da motorola que roda no telefone. Desta forma podemos fazer uso da ENORME base de aplicativos ja existentes para o Opie ou GPE, ou até mesmo OpenMoko.
Reply With Quote

User Information
Current Phone: a780, e680, a1200, a910

wyrm is online nowReport Post
MotoFans MODR

djfabinhods's Avatar

Send a message via MSN to djfabinhods
06-13-2007

uauuuuu....

pra mim vc´s tao falando grego, mas acho bem interessante.

essa ideia do proj. openezx é otima.

voces que estão mais por dentro do assunto: com esse kernel mais atual, sera possivel usar TF maiores? ele vai suportar outras fat´s ou sdhc?

Lost my Ming PEBL U3 today...

Sorry for my bad English.

Long Life to the Google Translate!!!
Reply With Quote

User Information
Current Phone: Z6 U3
Firmware: R60_80.33.2BR

djfabinhods is offlineReport Post
MotoFans XPRT

cesarcardoso's Avatar

06-13-2007

Só lembrando que o pessoal do MkEzx também está montando um buildsystem para construir aplicações para os telefones EZX: http://www.mkezx.org/ . Inclusive liberaram uma imagem de teste para A780/E680, estava bem funcional da última vez que testei.

O Dedraks anda brincando em programar diretamente em QT.

E acho que a chinesada maluquete do ccmove tem alguma coisa para programação de aplicações nativas no A1200, dá uma olhada nos tópicos de devel e, se você conseguir um tradutor de chinês , diretamente no ccmove.

User Information
Current Phone: ROKR Z6
Firmware: 33.2BR

cesarcardoso is offlineReport Post
MotoFans NWBE

09-11-2007

Era isso que eu estava procurando...

Gostei muito das iniciativas de emuladores para outros celulares da motorola e realmente estou caçando informações de como fazer isso no A1200... essa informação estava caçando a dias.. vlw.

Vou garimpar e compilar a toolchain do MkEzx para testes e o OpenEZX, com a única diferença que vou tentar rolar um hello world compilado para ARM5 em cross, ehehe.

[ ]´s
Brivaldo Jr
Reply With Quote

User Information
condector is offlineReport Post
MotoFans XPRT

cesarcardoso's Avatar

09-11-2007

condector, dá uma olhada no trabalho do blackhawk com o eXMMS e o Rockbox para A1200. Penso que é uma boa

User Information
Current Phone: ROKR Z6
Firmware: 33.2BR

cesarcardoso is offlineReport Post
MotoFans JUNR

08-22-2008

Bom pessoal. Acabei de comprar meu A1200e e ja estou brigando com o MPKG ou outros que dizem que nao funcionam no firmware do A1200e.

Tem o site da motorola onde eu baixei os sources do kernel .42p. Isso nao deveria ser o ponto de partida para desenvolver alguma coisa para ele?

To aqui brigando para fazer rodar scripts no celular. Ele diz que nao reconhece o tipo de arquivo .sh ou .lin. Isso ta me deixando louco.
Reply With Quote

User Information
Current Phone: A1200e R541_G_11.56.11R
Wagner de Queiroz is offlineReport Post
Reply

Tags
a1200, desenvolvendo, para

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules