| | | Notices | To access MotorolaFans with a lighter theme and feature for you mobile phone, you may use the following URL:
wap.motorolafans.com
which brings you directly to the mobile version of the forums with no graphics to load, therefore increasing page loading speed, reducing your data costs and giving you the Best of both worlds!
Thank you for your continued support and ENJOY!! | | Brazilian Lounge For the Brazilian |  | MotoFans NWBE Join Date: Jun 2007 Posts: 17
06-13-2007
| Desenvolvendo para o A1200 Vou postar essa por aqui mesmo... Melhorando meu inglês eu repito esse no lugar certo....
Seguinte: tenho interesse em tentar desenvolver algo para os A1200, mas em Linux, não em Java...
Queria saber o seguinte: o que seria necessário instalar no meu PC (uso Linux em dualboot com o WinXP) para tentar compilar algo para o A1200?
Não seria o caso de desenvolver shell scripts pois não teria graça nenhuma... O negócio é compilar algum programa realmente útil, tentando chegar até a montagem dos pkg para instalação no celular....
Então eu queria saber quais programas eu precisaria ter instalados no meu Linux (estou mudando o Linux, do Kubuntu para o Debian 4) para poder compilar meus programas e também abrir os Monsterpacks/firmwares e, quem sabe, modificá-los.
Grato! User Information Current Phone: SE K750i Location: Brazil - Rio de Janeiro | | | | MotoFans XPRT
06-13-2007
| Não existe SDK oficial para Linux.
Algumas pessoas fizeram engenharia reversa nas bibliotecas do EZX, e conseguiram compilar algumas coisas sim, mas varios problemas persistem.
Nossa maior esperanca é o Projeto OpenEZX http://www.openezx.org que objetiva substituir por completo o firmware destes telefones. User Information Current Phone: a780, e680, a1200, a910 Location: Brazil | | | | MotoFans NWBE Join Date: Jun 2007 Posts: 17
06-13-2007
| Quote: |
Originally Posted by wyrm Não existe SDK oficial para Linux.
Algumas pessoas fizeram engenharia reversa nas bibliotecas do EZX, e conseguiram compilar algumas coisas sim, mas varios problemas persistem.
Nossa maior esperanca é o Projeto OpenEZX http://www.openezx.org que objetiva substituir por completo o firmware destes telefones. | Andei dando uma olhada nesse link, mas não percebi bem o que eu deveria ter na minha máquina para tentar trabalhar com aquilo...
Se eu entendi bem, eu teria que obter um toolchain para ARM, bem como usar as libs existentes no meu A1200....
Sei não, achei a documentação existente pouca e complicada de entender....
Mas vou estudar mais sobre o assunto.
É que eu vejo as poucas aplicações feitas para o A1200 (zmplayer, MPKG...) e imagino que elas foram feitas usando algum conjunto de ferramentas. E é justamente esse conjunto de ferramentas que eu quero obter....
Abraços. User Information Current Phone: SE K750i Location: Brazil - Rio de Janeiro | | | | MotoFans XPRT
06-13-2007
| Quote: |
Originally Posted by Gurx Andei dando uma olhada nesse link, mas não percebi bem o que eu deveria ter na minha máquina para tentar trabalhar com aquilo...
Se eu entendi bem, eu teria que obter um toolchain para ARM, bem como usar as libs existentes no meu A1200....
Sei não, achei a documentação existente pouca e complicada de entender....
Mas vou estudar mais sobre o assunto.
É que eu vejo as poucas aplicações feitas para o A1200 (zmplayer, MPKG...) e imagino que elas foram feitas usando algum conjunto de ferramentas. E é justamente esse conjunto de ferramentas que eu quero obter....
Abraços. | Desenvolver aplicações que não façam uso das bibliotecas gráficas EZX é trivial, basta compilar o GCC como cross compiler para ARM5.
De uma olhada no projeto MKEZX.
Utilizar as libs existentes no seu telefone é outra coisa.. Ninguem tem os cabecalhos (.h) corretos para estas bibliotecas.
O Projeto OpenEZX não tenta prover um SDK para as aplicações EZX, tenta prover um firmware completo, baseado no kernel 2.6 e REMOVER POR COMPLETO o software da motorola que roda no telefone. Desta forma podemos fazer uso da ENORME base de aplicativos ja existentes para o Opie ou GPE, ou até mesmo OpenMoko. User Information Current Phone: a780, e680, a1200, a910 Location: Brazil | | | | MotoFans MODR
06-13-2007
| uauuuuu....
pra mim vc´s tao falando grego, mas acho bem interessante.
essa ideia do proj. openezx é otima.
voces que estão mais por dentro do assunto: com esse kernel mais atual, sera possivel usar TF maiores? ele vai suportar outras fat´s ou sdhc?
__________________ Thanks. Fábio Carvalho
Lost my Ming  PEBL U3 today...
Sorry for my bad English.
Long Life to the Google Translate!!! User Information Current Phone: Z6
U3 Firmware: R60_80.33.2BR Location: Rio de Jahh!!! - BR | | | | MotoFans XPRT
06-13-2007
| Só lembrando que o pessoal do MkEzx também está montando um buildsystem para construir aplicações para os telefones EZX: http://www.mkezx.org/ . Inclusive liberaram uma imagem de teste para A780/E680, estava bem funcional da última vez que testei.
O Dedraks anda brincando em programar diretamente em QT.
E acho que a chinesada maluquete  do ccmove tem alguma coisa para programação de aplicações nativas no A1200, dá uma olhada nos tópicos de devel e, se você conseguir um tradutor de chinês  , diretamente no ccmove.
__________________ ROKR Z6 (2BR firmware) + microSD 2GB Pinguins Móveis - a blog about consumer-electronics Linux in Portuguese User Information Current Phone: ROKR Z6 Firmware: 33.2BR Location: Brazil | | | | MotoFans NWBE Join Date: Aug 2007 Posts: 2
| |
09-11-2007
| Era isso que eu estava procurando...
Gostei muito das iniciativas de emuladores para outros celulares da motorola e realmente estou caçando informações de como fazer isso no A1200... essa informação estava caçando a dias.. vlw.
Vou garimpar e compilar a toolchain do MkEzx para testes e o OpenEZX, com a única diferença que vou tentar rolar um hello world compilado para ARM5 em cross, ehehe.
[ ]´s
Brivaldo Jr User Information | | | | MotoFans XPRT
09-11-2007
| condector, dá uma olhada no trabalho do blackhawk com o eXMMS e o Rockbox para A1200. Penso que é uma boa 
__________________ ROKR Z6 (2BR firmware) + microSD 2GB Pinguins Móveis - a blog about consumer-electronics Linux in Portuguese User Information Current Phone: ROKR Z6 Firmware: 33.2BR Location: Brazil | | | | MotoFans JUNR Join Date: Aug 2008 Posts: 28
| |
08-22-2008
| Bom pessoal. Acabei de comprar meu A1200e e ja estou brigando com o MPKG ou outros que dizem que nao funcionam no firmware do A1200e.
Tem o site da motorola onde eu baixei os sources do kernel .42p. Isso nao deveria ser o ponto de partida para desenvolver alguma coisa para ele?
To aqui brigando para fazer rodar scripts no celular. Ele diz que nao reconhece o tipo de arquivo .sh ou .lin. Isso ta me deixando louco. User Information Current Phone: A1200e
R541_G_11.56.11R | | | |  | | Thread Tools | | | | Display Modes | Linear Mode |
Posting Rules
| You may not post new threads You may not post replies You may not post attachments You may not edit your posts HTML code is Off | | | All times are GMT. The time now is 07:52 PM.
Search Engine Friendly URLs by vBSEO 3.2.0